

A Vila do Forró, na Orla da Atalaia, é um espaço para toda a família, onde a arte e a cultura de Sergipe pulsam em cada detalhe. A cidade cenográfica, com elementos que remetem às tradições do estado, tornam os festejos juninos ainda mais aconchegantes, especialmente por serem à beira-mar. E é essa magia junina que tem encantado os turistas e visitantes que se deslocam até a orla mais bonita e bem equipada do Brasil para curtir o São João em segurança e com diversidade de atrativos. O espaço, inaugurado no dia 30 de maio, ficará aberto até 27 de julho, sendo, portanto, 60 dias ininterruptos de festejos e tradição.
Na cidade cenográfica, as bandeirolas, a capelinha, a casa de taipa e o coreto traduzem um pouco das tradições juninas e culturais do estado. No coreto, por exemplo, todos os dias ocorrem apresentações de trios de forró pé-de-serra com artistas regionais que tocam o autêntico ritmo nordestino nas versões de xote, xaxado e baião. Já o Barracão Cultural com arquibancada oferece a experiência de curtir a performance de quadrilhas juninas e de bandas de forró, que encantam e animam famílias inteiras. As grandes novidades da edição de 2025 são o Teatro da Vila, com 130 lugares, e o espaço Sabor da Sergipanidade. Há também Casa do Turista, Casa do Artesanato de Sergipe, Economia Solidária, além de sete lanchonetes e cinco bares.
A estrutura também possui sala multissensorial, espaços de amamentação, acolhimento da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Conselho Tutelar, Vigilância Epidemiológica, Banese e Samu 192 Sergipe, promovendo o suporte necessário a qualquer situação emergencial. Banheiros, ponto de hidratação da Deso e intérprete de Libras também estão espalhados pela Vila.
Encantamento geral
A Vila do Forró simula toda a regionalidade de uma pequena cidade em clima de festejos juninos, o que atrai um sem-número de pessoas todos os dias. A engenheira química Ana Virgínia Dantas Figueiredo, de Aracaju, por exemplo, levou alguns integrantes da família para conhecer a Vila do Forró: a filha Cíntia Dantas, a prima Suzete Prado, o netinho Rafael, de apenas 7 meses, e a funcionária Luciene Silva.
“Estou chegando aqui na Vila pela primeira vez este ano e muita coisa já me surpreendeu. Tenho certeza, aliás, de que todo mundo que vier aqui vai se surpreender, porque a Vila veio melhor do que no ano passado. E o objetivo dessa visita hoje, em particular, foi trazer meu neto, para ele conhecer o que é ser sergipano, o que é participar de um forró e ver esse deslumbramento. Ele já amou, ficou encantado pelas bandeirolas, pelo colorido, pelo trio de forró pé-de-serra”, afirmou. Além disso, Ana Virgínia também destacou a organização, a segurança no local e até mesmo a disposição da igrejinha, que, nesta edição, foi mudada e que ela considerou estratégica.
O casal de aposentados Fátima Regina Vieira e Djalma de Aquino, de Itu, no interior de São Paulo, também se mostrou encantado com toda a sergipanidade da Vila do Forró. Visitando a capital sergipana pela segunda vez, Dona Fátima revela que é a estreia dela no período junino no estado. “Foi uma ótima decisão ter vindo a Sergipe nessa época. Amei o colorido deste espaço, a música, a alegria em geral. Achei tudo lindo, e não imaginava encontrar um espaço assim à beira-mar e nem que fossem dois meses de festa. Gostaria de ficar os 60 dias aqui”, informou a turista, que teve a concordância de Seu Djalma.
Já a bancária Deane Carmo, de Feira de Santana, na Bahia, visita Aracaju pela primeira vez e revelou surpresa diante da cidade cenográfica. Ela parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa de promover os festejos juninos na Orla da Atalaia. “Está muito bom. Amei o lugar. A decoração está perfeita, a organização. Tem até economia solidária, onde vende a comida típica daqui e que eu fiquei encantada de conhecer. Está uma delícia!”, revelou a turista, enquanto degustava um pouco da autêntica canjica sergipana em frente ao coreto e ao som do trio de forró pé-de-serra.
Realização
O Arraiá do Povo (onde acontecem os shows musicais) e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Banese, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra.







Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





