

O governador Fábio Mitidieri participou, ao lado da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, nesta terça-feira, 17, do FNAS pelo Brasil', evento promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) - Etapa Sergipe, com o objetivo de fortalecer a gestão da política de assistência social no estado. A iniciativa faz parte da segunda edição do programa pelo Brasil, que visa apoiar tecnicamente os entes federados, por meio de formação, qualificação e assessoramento voltados à gestão eficiente e transparente dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Fábio destacou que Sergipe é protagonista nas ações de assistência social no país. “Sergipe se orgulha de ser o estado que mais combateu a desigualdade social no país. Da mesma maneira, as ações do Estado, como o Cartão CMais, Prato do Povo e todas realizadas pela Secretaria da Assistência Social mostram o compromisso do Estado com essa pauta. Esse é o governo que fez o primeiro concurso da história do Suas em Sergipe e a legislação da carreira do Suas”, reforça o gestor.
A presença do FNAS em Sergipe representa uma oportunidade estratégica para o aprimoramento da gestão dos recursos do Suas. Segundo a secretária Érica Mitidieri, o evento promove capacitação e orientação para o Estado e municípios poderem melhor utilizar os recursos federais para a área. “Todas as equipes que trabalham com o Fundo estão aqui para ter um entendimento melhor ao utilizar esse recurso, principalmente após a troca nas gestões municipais. E, como é um evento que visita todo o Brasil, também traz muitos olhares distintos e tem essa troca que é muito importante com todos os técnicos. Então, são secretários, técnicos e coordenadores participando para que o Suas seja fortalecido, para que a gente consiga melhorar índices e, aos poucos, tirar as pessoas da vulnerabilidade e construir uma sociedade melhor, com mais equidade”, defende.
Destaque
Sergipe se destaca nacionalmente na reorganização e ampliação da política de assistência social. Com base em um modelo de governança intersetorial, o estado investe em ações integradas nos cinco eixos estratégicos, administrados pela Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania: Assistência Social; Segurança Alimentar; Primeira Infância; Direitos Humanos e Habitação. O modelo tem contribuído para reduzir a pobreza, enfrentar a fome, garantir renda, promover dignidade habitacional e proteger os direitos dos grupos mais vulneráveis.
Durante a abertura do evento, o diretor executivo do FNAS, José Arimatéia de Oliveira, enalteceu a atuação dos gestores de Sergipe para as conquistas recentes na área. “Érica está entre as melhores secretárias de Assistência Social do Brasil. Sei do seu compromisso e o que era a assistência social e o Suas antes e depois da Érica. Ela tem feito um trabalho extraordinário, pautando a transversalidade das políticas públicas dentro da pasta, mas colocando o Suas no lugar de protagonismo, no lugar onde as coisas precisam acontecer. E ela tem feito um trabalho muito diferente com os municípios, dado o suporte, apoio, e melhorado a questão do cofinanciamento”, explana o representante do FNAS.
FNAS pelo Brasil
Durante o evento, foi realizada a Oficina de Gestão Financeira do Suas, programa nacional que busca aprimorar a execução financeira da política de assistência social. A proposta é promover a integração entre os setores contábil, jurídico e de licitação, simplificando os processos e tornando a tramitação financeira mais ágil e eficaz.
A ação já passou por 25 estados, o Distrito Federal e dois municípios de São Paulo, com o alcance de cerca de 10 mil participantes no país, em 2024.
O retorno da realização em Sergipe reforça o compromisso com a qualificação da gestão pública e o fortalecimento local das políticas de assistência social.















Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





