

O VII Simpósio Nacional de Educação (Sined) consolidou-se como um espaço de diálogo e cooperação em torno dos desafios e das soluções para a educação brasileira. Realizado no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), em Aracaju, o evento contou com o painel ‘Regime de Colaboração e Plano Nacional de Educação’, que teve a participação do vice-governador, secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed), Zezinho Sobral, ao lado do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, sob a mediação da presidente do TCE-SE, Susana Azevedo.
Em sua fala, Zezinho Sobral destacou a relevância do regime de colaboração entre estados e municípios para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e para o fortalecimento de programas que têm gerado resultados positivos em Sergipe, como o Alfabetizar pra Valer e o Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei). O secretário também mencionou iniciativas que refletem o compromisso da rede estadual com a equidade e a inovação, entre elas o Selo Antirracista, o Sergipe no Mundo, o Educação Nota 10, o Estudante Monitor, o Acolher, o Cuidar-se, além de projetos voltados à segurança alimentar, como o Filé de Camarão na Escola e o Barriguinha Cheia.
“Compartilhar experiências e ouvir diferentes visões é fundamental porque os desafios que enfrentamos em Sergipe também se repetem em outros estados. Esse diálogo com municípios, universidades, órgãos de controle, conselheiros, auditores e entidades do terceiro setor fortalece a construção coletiva de soluções. O Sined foi uma oportunidade rica de mostrar o que tem dado certo e de aprender com outras iniciativas que inspiram melhorias contínuas na educação em nosso estado e no Brasil”, afirmou o secretário.
O gestor destacou a importância da união entre estado e municípios para fortalecer a educação sergipana e o garantir ao estudante sergipano qualidade no processo ensino aprendizagem. Um dos pontos citados foi o índice de alfabetização: Sergipe superou a meta do Ministério da Educação em 2024 com 59,2% das crianças sergipanas estão alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental, colocando o Estado entre o oitavo do Brasil que mais avançou na alfabetização.
"Apresentamos os resultados recentes da rede estadual de ensino, destacamos os investimentos e os impactos positivos do regime de colaboração. Estamos sempre dialogando, aprimorando nossas equipes, em todo o estado. Precisamos manter o foco em políticas públicas de longo prazo e em ações integradas que garantam a continuidade dos resultados. A soma de todos os esforços faz toda a diferença para alcançarmos patamares cada vez mais elevados e preparar nossas crianças e nossos jovens para o futuro", complementou Zezinho.
A presidente do TCE, Susana Azevedo, destacou a relevância da participação da Educação do Estado no evento. "Tivemos a honra e a alegria de receber o secretário Zezinho Sobral que apresentou os resultados exitosos da gestão da Seed. Falar de colaboração é reconhecer que nenhuma instituição, por si só, consegue responder a todos os desafios impostos à garantia do direito à aprendizagem. É no diálogo, na cooperação e na corresponsabilidade que se consegue avançar. É de grande importância ações conjuntas entre União, Estados e Municípios para os avanços da educação”, pontuou.
A palestra de encerramento ficou sob a responsabilidade do historiador e professor Leandro Karnal. O VII Sined encerrou-se após dois dias de intensos debates e trocas de experiências, reafirmando a importância da cooperação entre instituições para garantir o direito à educação e construir políticas públicas eficazes e sustentáveis.
O Simpósio
Com o tema ‘Centralidade do estudante: caminhos para uma educação mais humana e eficaz’, a programação do simpósio foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro e contou com painéis, palestras e mesas de experiências sobre alfabetização, gestão escolar, recomposição de aprendizagens, tempo integral, financiamento, equidade e diversidade, e reuniu gestores públicos, especialistas, representantes de universidades, órgãos de controle, Ministério Público e entidades da sociedade civil para discutir caminhos que coloquem o estudante no centro das políticas educacionais.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





