

Foto: Divulgação/Epagri
Informações geradas pela Epagri/Ciram ajudam produtores a planejar lavouras, gestores a tomar decisões e órgãos públicos a se preparar para eventos extremos
Em 2025 a Epagri comemora 50 anos de pesquisa científica em benefício da sociedade. Entre as muitas tecnologias geradas, a de informações ambientais se consolidou como uma das mais estratégicas para o presente e o futuro de Santa Catarina. Ao longo de cinco décadas, estudos sobre clima, recursos hídricos, solos e meio ambiente geram informações que vão muito além do campo científico: elas ajudam produtores a planejar lavouras, gestores a tomar decisões e órgãos públicos a se preparar para eventos extremos.
O monitoramento de chuvas, rios e estiagens, o zoneamento agrícola, o mapeamento de culturas via satélite e os índices agrometeorológicos são apenas algumas das informações produzidas pela pesquisa da Epagri. Por meio delas, agricultores podem tomar decisões mais seguras e eficientes, garantindo maior produtividade e sustentabilidade, enquanto gestores públicos têm dados confiáveis para prevenir riscos e planejar políticas públicas.
Essas pesquisas são desenvolvidas pela equipe do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia, o Ciram. É essa unidade que organiza e disponibiliza essas informações, tornando-as acessíveis à sociedade. Esses dados meteorológicos e ambientais são disponibilizados para download gratuito no o site da Epagri/Ciram, que em 2025 recebeu mais de 4,4 milhões de visualizações entre janeiro e agosto, demonstrando o alcance e a relevância desses dados.

A gerente da Epagri/Ciram, Cristina Pandolfo , reforça o impacto dessas pesquisas para todos os catarinenses. “Durante eventos extremos, como as chuvas de 2008, os dados gerados por nossos estudos ambientais foram decisivos para orientar ações preventivas, reduzir prejuízos e salvar vidas. Na agricultura, o monitoramento em tempo real permite que produtores ajustem plantios, irrigação e colheitas de acordo com condições climáticas e hídricas, fortalecendo a segurança alimentar e a economia local”, diz ela.
As áreas de atuação da Epagri/Ciram abrangem desde o ordenamento agroambiental, com estudos e pesquisas utilizando geotecnologias para o planejamento rural e gestão territorial agrícola, até a hidrologia, focada no monitoramento hidrológico e diagnóstico de impactos em bacias hidrográficas.

Já a meteorologia é responsável pelo monitoramento do tempo e clima em Santa Catarina. O monitoramento agroambiental fornece dados atualizados para a tomada de decisão na agricultura, enquanto a oceanografia e monitoramento costeiro oferece informações ambientais para regiões costeiras. O zoneamento agroambiental desenvolve pesquisas em zoneamento agrícola e edáfico, caracterização e modelagem ambiental, sensoriamento próximo e ecologia da paisagem. Por fim, a gestão da informação apoia todas as áreas deste centro de pesquisa, organizando e gerindo dados ambientais.
Por meio da plataforma Agroconnect, essas informações chegam diretamente aos produtores, permitindo decisões mais seguras no manejo de lavouras, irrigação e colheita, fortalecendo a segurança alimentar e as cadeias produtivas catarinenses.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Reney Dorow, mais do que números e gráficos, as pesquisas ambientais da Epagri contribuem para cidades mais seguras, uma agricultura mais resiliente e uma população mais preparada para enfrentar desafios climáticos. “O conhecimento gerado é a base para decisões que protegem vidas, recursos naturais e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”.
Informações e entrevistas
Cristina Pandolfo, pesquisadora e gerente da Epagri/Ciram: cristina@epagri.sc.gov.br / (48) 3665-5006
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, (48) 3665-5407 / 99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





