

Residentes, gestantes e acompanhantes juntos para esclarecer os passos da gestação
Para mães de primeira viagem internadas em um hospital, a jornada até a alta pode ser carregada de incertezas. Nesse contexto, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou uma visita guiada com cinco gestantes e seus acompanhantes. Esta é a segunda vez que a iniciativa acontece, e o intuito é de que ela se repita uma vez por mês. A ação foi realizada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do HGF, no último dia 11 de novembro.
“Fazer essa visita guiada, entre outras coisas, diminui também a ansiedade delas de conhecerem o ambiente o qual elas passarão. Elas já puderam tirar dúvidas em relação a como vai ser o parto, como vai ser a equipe que vai acompanhá-las no dia, e, assim, ter mais segurança e acolhimento”, explicou a coordenadora da Residência, a enfermeira Ryvanne Paulino Rocha.
Uma das pacientes que estiveram na visita foi a atendente Bruna Kesilly Soares da Silva de Oliveira, 33, e seu companheiro, Rafael. Paciente pré-natal de alto risco e mãe de primeira viagem, ela tinha muitas dúvidas, que tirou durante a visita. “A gente fica mais tranquila… principalmente quem nunca teve um bebê. A gente passa a saber dos procedimentos, como as profissionais [de saúde], cada um estando no seu cantinho, vão ajudar a mãezinha [durante o percurso de parto]. Dá uma certa tranquilidade”, relatou ela, que foi complementada pelo pai do bebê: “Sim, nos deixa bem mais tranquilos, tiramos dúvidas que persistiam”.

Bruna (terceira da dir. para a esq.) com seu certificado de visita — mais que um papel, uma confirmação do alívio
As visitas seguem as diretrizes propostas pela Rede Alyne, uma rede de atenção à saúde materna e infantil do SUS que visa garantir cuidado integral e humanizado para gestantes e bebês, desde o planejamento reprodutivo até o puerpério e o desenvolvimento da criança. No âmbito estadual, é a Resolução 232-A que rege as ações. Para pacientes do ambulatório de pré-natal de alto risco, bem como seus acompanhantes, realizarem a visita guiada, basta realizar um agendamento com a enfermeira do próprio ambulatório.

Visita incluiu um dos espaços voltados para o cuidado neonatal no HGF
O HGF recebe, por perfil, pacientes com complicações na gestação, sendo uma das referências no estado. A unidade possui emergência obstétrica, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo), Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e ambulatório de Prematuros. O hospital conta ainda com o ambulatório de pré-natal de alto risco, o setor de internamento pré-parto e o centro cirúrgico obstétrico (que, juntos, formam o centro obstétrico do HGF), uma ala dedicada ao alojamento das parturientes e um cartório para os nascidos no hospital.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





