

Durante os quatro dias do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) executam abordagens sociais nas ruas principais do evento. Equipes circulam pela Bica dos Pintos e Centro Histórico distribuindo panfletos educativos com orientações sobre direitos humanos, violência e acesso a serviços públicos.
A Casa Colab funciona como ponto fixo de atendimento, oferecendo suporte com educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais. Como afirma o diretor de Direitos Humanos da Semas, Edilberto Filho. “A equipe formada tem um olhar especializado para observar e encaminhar demandas provenientes de alguma violação de direitos, seja voltada contra o idoso, criança, adolescente, público LGBTQIAPN+, negros e mulheres. É um trabalho articulado da Assistência para garantir essa efetividade do direito cidadão”.
Neste sábado, 22, a ação “Por Elas” também esteve presente no Centro Histórico com panfletagem sobre canais de denúncia, redes de proteção e políticas públicas voltadas às mulheres. A SPM instalou uma carreta em frente ao palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz, funcionando como ponto de acolhimento e orientação. O espaço divulgou o aplicativo SOS Maria da Penha e distribuiu materiais informativos.
A secretária da SPM, Danielle Garcia, ressaltou a importância da ação. “As equipes da SPM estão presentes, reforçando a campanha de conscientização e combate à importunação sexual contra as mulheres e disponibilizando acolhimento às mulheres vítimas de violência durante a festa, garantindo os devidos encaminhamentos. Tudo isso contando com o importante apoio da Secretaria de Assistência do Município, que permite ampliar ainda mais o alcance destas ações e reforçar a importância do respeito às mulheres”.
A campanha “Não é não! Oxe!”, destaque da SPM no festival, distribuiu ventarolas e adesivos com informações sobre o que configura importunação sexual, além dos contatos da Polícia Militar (190), Disque-denúncia (181) e Central de Atendimento à Mulher (180). As equipes também auxiliaram mulheres interessadas em utilizar o aplicativo SOS Maria da Penha, que envia localização em tempo real a contatos cadastrados em situações de risco.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres de São Cristóvão, Raissa Rocha, destacou a integração entre as duas secretarias. “O Fasc é uma ação de respeito, então fizemos uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Estamos incentivando as mulheres a baixarem o aplicativo para que, caso ocorra algum tipo de importunação sexual ou outro tipo de violência, acionem o botão do pânico. Imediatamente a equipe chegará até elas. Aqui é a “Cidade-mãe” de Sergipe e precisa de respeito”, destacou.
Sobre a recepção do público, Raissa Rocha acrescentou que os participantes se interessam sobre as informações. “As mulheres aqui no Fasc estão recebendo muito bem, acolhendo muito essa ação e nos procurando para orientação. Não só as mulheres, mas também estamos trabalhando os homens. A gente trabalha a questão de gênero como um todo, e consegue de fato prevenir a violência”, contou.
Público
Para a visitante Catarina Stephanie, de Lagarto, a iniciativa reforça a importância da conscientização. “É de extrema importância a ação que está sendo feita aqui no Fasc, justamente para reforçar os direitos de cada um, principalmente o respeito do não. Não passar por cima da decisão do não. É de suma importância a conscientização de todos nós, e principalmente dos homens, saber respeitar as mulheres da forma que deve ser”, afirmou.
Karen Freire, de Aracaju, também aprovou a atuação. “Eu acho uma iniciativa maravilhosa, ainda mais porque o mundo hoje em dia está precisando de iniciativas assim, de ações mais voltadas para o acolhimento da mulher e de toda a comunidade que tem sofrido com a violência de diversas formas. Acho uma iniciativa super legal. Está bem legal esse ano, como todos os outros, só melhora”, disse.
Sobre o Fasc
O Festival de Artes de São Cristóvão consolidou-se desde a década de 1970 como um dos maiores encontros culturais do Nordeste, reunindo artistas locais e de diversas partes do país em múltiplas linguagens artísticas. Após um intervalo em 2005, o evento retornou em 2017, reafirmando o papel de São Cristóvão como um importante polo de produção e difusão cultural no Brasil.
Com palcos espalhados pelo Centro Histórico e também em diferentes bairros, o Fasc oferece uma vivência completa, que integra música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e outras expressões, celebrando a riqueza cultural da quarta cidade mais antiga do país.
O Fasc é apresentado pelo Ministério da Cultura, com realização da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac) e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa); Governo do Estado de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Governo do Brasil. O Festival conta ainda com patrocínio da Celi, Banco do Nordeste, Iguá Sergipe, Ecoparque Sergipe e Caixa. O apoio fica por conta da SE – Sistema Engenharia, Colortex Tintas, Unir Locações e Serviços e Vitória Transportes.

Tocantins Governador Laurez Moreira participa da inauguração do Parque Acessível da Apae e enfatiza o papel da inclusão na vida das crianças assistidas pela instituição
Cidades Copa Municipal de Escolinhas de Futebol Leandro Domingues movimenta esporte de base em Vitória da Conquista
Governo Maranhão na COP30 – Estado capta quase R$ 900 milhões para investir na agenda ambiental
Acre Ação do Juntos Pelo Acre reúne milhares de pessoas e movimenta três escolas da Sobral com atendimentos de saúde, lazer e cidadania
Sergipe Sucesso de público e diversidade de ritmos marcam a segunda noite de shows do Fasc 2025
Sergipe Fasc impulsiona geração de emprego e renda em diversos setores em São Cristóvão e região
Bahia Em Sítio do Mato, neste sábado, Jerônimo Rodrigues acompanha e reforça ações emergenciais do Governo do Estado após fortes…
Parauapebas - PA Projeto “Mulheres que Transformam” inicia capacitações em gastronomia e beleza em Parauapebas
Parauapebas - PA Dia D intensifica campanha de vacinação antirrábica e busca alcançar meta de 2025 Mín. 18° Máx. 26°





