

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá uma nova unidade em Curitiba para atender a Regional Tatuquara, que abrange os bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana. A iniciativa, passo importante para ampliar a segurança e a capacidade de resposta a emergências da corporação, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, que cedeu um terreno de 3 mil metros quadrados para a implantação do quartel.
A Regional Tatuquara é uma das áreas que mais crescem na capital paranaense. De acordo com dados de 2022 do IBGE, a soma da população dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo de Santana ultrapassa os 103 mil habitantes. Segundo a capitã Ana Paula Schibelbein, comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão do CBMPR, esse alto crescimento populacional somado ao grande número de ocupações irregulares na região aumenta a vulnerabilidade a incêndios e, consequentemente, a demanda por serviços de emergência.
Ela explica que, atualmente, os atendimentos na região são realizados pelos quartéis do Bairro Novo e da CIC, que somaram mais de 4 mil ocorrências em 2024, representando cerca de 23% de todo o acionamento do CBMPR em Curitiba. “A alta demanda, aliada ao trânsito intenso das vias de acesso, faz com que o tempo médio de chegada às ocorrências hoje, varie entre 17 e 35 minutos. Este novo quartel na região permitirá uma redução expressiva no tempo de resposta”, explica a capitã.
De acordo com ela, o padrão internacional recomendado de tempo de resposta é de até 10 minutos. Com a instalação do novo quartel regional, a projeção é que o CBMPR passe a atingir esse índice. “O impacto será direto na preservação de vidas e na redução de danos materiais. Estamos falando de deslocamentos muito menores, com uma resposta muito mais rápida e eficiente para quem mora na região”, destaca a comandante.
ESTRUTURA INTEGRADA E COMPLETA -A proposta é que a unidade seja planejada desde o início como uma estrutura completa, abrigando guarnição de combate a incêndio e equipe de atendimento pré-hospitalar do Siate. Isso aproxima o serviço da comunidade e fortalece o trabalho preventivo do CBMPR.
“A presença do quartel na região amplia o alcance das nossas ações educativas, melhora a cobertura operacional e garante maior capacidade de resposta em diferentes tipos de ocorrência”, afirma.
Com a cessão do terreno formalizada pela Prefeitura, o Governo do Estado inicia agora a fase de elaboração do projeto da obra. Em seguida, virão os trâmites de engenharia, estimativas orçamentárias e abertura do processo licitatório. Essas etapas definem o cronograma de início e conclusão das obras.
“Por envolver estudos técnicos, projeto executivo e licitação, ainda não existe um prazo fechado para a entrega da unidade. Mas o objetivo é que tudo avance com prioridade, devido à importância estratégica deste investimento para toda a região Sul de Curitiba”, reforça a capitã.
A cooperação entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba foi essencial para viabilizar o início do projeto. “Estou assinando a lei através da qual a Prefeitura de Curitiba cede um grande terreno na Regional Tatuquara ao Governo do Estado, que a partir de agora vai desenvolver um projeto para a instalação do posto do Corpo de Bombeiros. Hoje, nós não temos nenhum comando dentro da Regional do Tatuquara e com essa doação, nessa parceria que a Prefeitura tem com o Estado, vai ser viabilizado”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel. .
Segurança Sesa realiza Dia D de combate às arboviroses com mobilização em Aquiraz
Amazonas Detran-AM e PMAM ‘desmontam’ adega e removem 120 motocicletas irregulares, na zona norte de Manaus
Amazonas Seap-AM conquista o Prêmio Programa da Qualidade Amazonas
Segurança SSPDS deflagra operação integrada para coibir crimes em Maranguape
Amazonas Operação Natal Mais Seguro: PC-AM e PMAM prendem dupla com mais de cinco quilos de maconha tipo skunk e oxi em Carauari
Segurança Casal é preso pela Polícia Civil em posse de mais de três quilos de crack no Crato
Segurança Polícia Civil deflagra operação e prende suspeitos de integrar grupo criminoso no Ceará e em Minas Gerais
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de cinco pessoas que desapareceram em Manaus
Segurança Com mais de 250 mil ligações e 66 mil denúncias somente em 2025, 181 impulsiona ações das forças de segurança em Minas Mín. 18° Máx. 31°





