

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Imunizações, realizou, nessa terça-feira (2), uma reunião online destinada a coordenadores municipais de imunização, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), vacinadores e demais trabalhadores da saúde. O encontro teve como objetivo repassar orientações práticas sobre o manuseio, a aplicação e o registro da nova vacina contra a dengue, de vírus atenuado.
A reunião também abordou a recente aprovação da vacina pelo Instituto Butantan. No fim de novembro, a Anvisa emitiu parecer favorável quanto à sua segurança e eficácia. O imunizante, desenvolvido integralmente no Brasil, protege contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicado em dose única, uma diferença importante em relação a outras vacinas disponíveis no mundo.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, o encontro reforçou cuidados essenciais para garantir a eficácia do imunizante. “Foram repassadas informações primordiais para a conservação e aplicação da vacina. O aplicador deve armazenar em condições específicas de refrigeração, entre 2°C e 8°C, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todas as doses aplicadas devem ser registradas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. A recomendação é que a vacina seja aplicada em adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou a gestora.
Somente este ano, o Piauí já contabiliza 6.899 casos de dengue, dos quais 46 evoluíram para a forma grave, além de 11 óbitos confirmados.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





