

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192), registrou um total de 1.727 chamados entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro deste ano, período que compreende os feriados de Natal e Réveillon. O balanço de 2025 aponta um aumento de 28,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando a Central de Regulação do SAMU recebeu 1.345 chamados.
Com atuação 24 horas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve presente nas principais ocorrências, participando do resgate de vítimas em situações graves. Em 2025, houve um aumento de 18% no total de atendimentos nas quatro cidades, em comparação com o mesmo período de 2024.
De acordo com o serviço, os acidentes de trânsito nas ruas, avenidas e rodovias da região aumentaram 29% em relação ao ano anterior, seguidos pelos casos clínicos, que cresceram 21,7%.
Além disso, os afogamentos, bastante comuns nesta época, em razão do aumento de banhistas nas praias, mobilizaram os profissionais do SAMU. Em uma das ocorrências registradas no primeiro domingo do ano (4/1), a Unidade Intermediária 4 da Enseada participou do resgate de uma vítima de afogamento, que já se encontrava em parada cardiorrespiratória, classificada como afogamento grau 6. O caso ocorreu na Praia das Cigarras, na Costa Norte do município.
O coordenador regional do SAMU, André Leandro, informou que a vítima, um homem de 42 anos, aparentemente sofreu uma convulsão dentro do mar e foi retirada da água por populares que estavam na praia.
“Ao chegar ao local, a equipe iniciou as manobras de suporte avançado, conforme o Protocolo de Reanimação Cardiopulmonar. A vítima respondeu às intervenções e foi encaminhada à UPA Centro, onde permaneceu internada sob os cuidados da equipe do HCSS”, relatou.
André Leandro destacou que a agilidade no atendimento foi possível graças ao trabalho da Sesau, que aprovou o projeto de transformação da Unidade de Suporte Básico da Enseada em uma Unidade Móvel com Suporte Intermediário de Vida com Enfermeiros. Segundo ele, a evolução técnica, aliada à capacitação contínua dos profissionais ao longo do ano, gerou resultados concretos.
“Somente em 2025, de janeiro a novembro, em comparação com o mesmo período de 2024, o serviço registrou um aumento de 30% nos casos de sucesso de reanimação cardiopulmonar em paradas cardiorrespiratórias”, afirmou.
O coordenador ressaltou ainda que, em São Sebastião, além da implantação do Suporte Intermediário de Vida com Enfermeiro (SIV) na equipe da Enseada, também foi criada uma equipe extra na região central, que atua aos finais de semana durante o mês de janeiro.
#PraTodosVerem:A Central de Regulação Médica recebeu 1.727 chamados entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro deste ano, número que representa um aumento de 28,5% em relação ao mesmo período de 2024/2025. Fim da descrição.
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus
Amazonas FCecon intensifica consultas no fim de semana para pacientes com câncer de estômago
Saúde Carreta da Saúde da Mulher chega a Indaial para realização de exames Mín. 20° Máx. 27°





