

A educação é um direito fundamental e a base para o desenvolvimento social, diariamente fortalecida por meio das políticas públicas implementadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Em alusão ao Dia Internacional da Educação, celebrado no último dia 24 de janeiro, a Seed reafirma o compromisso com a garantia do acesso, da permanência e da qualidade do ensino na rede estadual, por meio de programas estruturantes que vão da oferta de alimentação escolar, transporte e material didático a ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, da inclusão e do acompanhamento da trajetória escolar dos estudantes.
Nesse contexto, o Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe (Acolher) consolida-se como uma das principais políticas públicas da educação sergipana, promovendo a educação socioemocional de estudantes e profissionais da rede estadual. Implementada em 2023, a iniciativa se destaca como estratégia de cuidado, prevenção e fortalecimento do bem-estar no ambiente escolar. Somente em 2025, o programa realizou 3.393 atendimentos, a partir de um investimento de R$ 2.964.575,91. Atualmente, o ‘Acolher’ conta com 95 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, distribuídos nas 10 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Para o coordenador do programa, Pedro Santana, a educação é um dos mais importantes pilares para o desenvolvimento humano e de transformação da sociedade. “Partindo dessa lógica e da compreensão de que a escola é formada por pessoas que interagem cotidianamente, a rede estadual de ensino conta com a participação efetiva do Programa Acolher. São profissionais que realizam diariamente o trabalho de acolhimento psicossocial, por meio de atividades de cooperação, diálogo permanente, escuta ativa, rodas de conversa, formação de estudantes e professores. É lindo ver o papel do ‘Acolher’ contribuindo para a educação do nosso estado e para a melhoria dos resultados da aprendizagem”, expressa Pedro.
Também alinhado aos princípios de equidade e cuidado integral reforçados pelo Dia Internacional da Educação, a Seed desenvolve o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual (Cuidar-SE), voltado à prevenção em saúde e à permanência dos estudantes na escola. Em 2025, a iniciativa assegurou a distribuição de 338.783 absorventes nas unidades da rede pública estadual, beneficiando diretamente 75.464 estudantes. Vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), no âmbito do Serviço de Projetos Escolares para os Direitos Humanos (Sepedh), o programa contribui para o enfrentamento à evasão escolar e o fortalecimento da educação pública. Desde sua criação, em 2024, já foram investidos R$ 3.217.451,87 na aquisição de absorventes.
Coordenadora do Sepedh, Adriane Damascena evidencia o papel da escola como espaço de cuidado, proteção e formação cidadã.“O ‘Cuidar-SE’ reitera o compromisso da Secretaria de Estado da Educação e do Governo de Sergipe com a garantia do direito à educação e à promoção da igualdade de oportunidades, elementos essenciais para uma educação pública de qualidade. Ao assegurar o acesso gratuito a absorventes higiênicos às pessoas que menstruam, o programa enfrenta diretamente a pobreza menstrual, um dos fatores que historicamente comprometem a frequência escolar e o pleno aproveitamento do processo educativo. E para além da disponibilização gratuita de absorventes higiênicos, o ‘Cuidar-SE’ também desenvolve ações pedagógicas e formativas voltadas à educação em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual, sexual e reprodutiva, promovendo informação, autocuidado e a desconstrução de tabus no ambiente escolar”, compartilha.
Ao ampliar oportunidades educacionais, outro eixo celebrado no Dia Internacional da Educação, o Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) da Seed segue como a principal política pública de preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atendendo a estudantes da rede pública estadual de ensino, egressos e candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em 2025, o programa alcançou mais de 4.430 alunos, com atendimento em 47 polos distribuídos por 28 municípios, oferecendo simulados, aulões de atualidades e redação, além da tradicional Revisão Final, com foco na ampliação do acesso ao ensino superior.
A coordenadora do Pré-Uni, Gisele Pádua enfatiza a importância da iniciativa. “O Pré-Uni está há 25 anos transformando futuros e garantido a preparação dos jovens da escola pública que sonham em conseguir uma vaga no ensino superior. É um programa que começou com aulas aos finais de semana, foi crescendo e se solidificando no cenário da educação sergipana. Hoje, temos o maior curso preparatório do estado, presente em 30 municípios e atendendo diretamente a cerca de 5 mil jovens. Além da preparação que acontece ao longo do ano com aulas regulares, realizamos revisões abertas ao público nos fins de semana, sendo um programa bem democrático e com acesso ampliado”, exalta.
Para a diretora do Serviço de Ensino Médio (Semed) da Seed, Edigênia Ferreira, o Dia Internacional da Educação é uma data que reafirma a educação como um direito fundamental e uma prioridade do Estado. “Na Seed, por meio do Departamento da Educação, o Serviço de Ensino Médio atua diretamente para garantir que esse direito chegue ao jovem sergipano, respeitando suas realidades, trajetórias e diferentes tempos de aprendizagem. Além disso, trabalhamos fortemente pela permanência e retomada da trajetória escolar do estudante por meio do Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic)”, afirma.







Espírito Santo Corpo de Bombeiros oferece colônia de férias educativa a crianças em situação de vulnerabilidade em Vila Velha
Piauí Ministra das Mulheres autoriza pacote de investimentos e ações para enfrentamento da violência de gênero no Piauí
Bahia SEC faz imersão estratégica para alinhar e fortalecer Gestão da Aprendizagem
Acre Governo do Acre discute ações para fortalecimento do Conselho Estadual de Turismo
Desenvolviment... Dia Mundial da Educação Ambiental: Estado celebra 24 mil atendimentos no Verão Maior
Geral Pesquisa da Uece e da USP traz nova explicação sobre ação de medicamentos usados no diabetes e ganha destaque Mín. 19° Máx. 29°





