

Informação, escuta e mobilização marcaram a passagem da Caravana Maranhão Todos Por Elas por Santa Rita, na sexta-feira (30). A ação, que marca a primeira edição da caravana neste ano, é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), e reuniu o poder público, o sistema de justiça e a comunidade local em um debate direto sobre a prevenção da violência contra a mulher e o fortalecimento da rede de proteção no município.
Ao longo da manhã, o evento promoveu diálogos sobre o enfrentamento ao feminicídio, o papel das instituições na resposta à violência e a importância da denúncia como instrumento de proteção.
Na abertura, a secretária de Estado das Mulheres, Abigail Cunha, ressaltou que a presença do Estado nos territórios é o que garante a efetividade das políticas públicas. “Estamos expandindo as Casas da Mulher Maranhense para as 19 regionais do nosso estado, mas, além da estrutura física, precisamos desse diálogo direto com as mulheres. Aqui, agregamos conhecimento e explicamos que o feminicídio é um crime anunciado e hediondo”, afirmou.
Abigail reforçou ainda a necessidade de quebrar o silêncio e utilizar os canais oficiais. “Elas precisam saber que existem o 180, o 190 e a Ouvidoria da Secretaria da Mulher. Hoje, em briga de marido e mulher, mete-se a colher, sim. E a única saída é a denúncia”, disse.
Os debates contaram com a participação de representantes do Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Pública, que discutiram a atuação integrada entre polícia, perícia e justiça como caminho para evitar a impunidade.
A articulação buscou tornar claro para o público como funciona o fluxo de atendimento e quais caminhos podem ser acionados imediatamente em situações de violência. Ao final, a secretária adjunta de Enfrentamento à Violência da Semu, Rhayna Saraiva, reforçou o papel de gestores e autoridades no processo de interiorização das ações. “Quero reiterar essa manifestação assídua de todos que estão aqui para continuar essa luta fora dos seus gabinetes. Isso é muito importante”, pontuou, destacando o compromisso da Secretaria em garantir que o suporte chegue à ponta, onde as mulheres estão.
A Caravana Maranhão Todos Por Elas segue percorrendo o estado, unindo esforços com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as polícias Civil e Militar e a Prefeitura de Santa Rita, fortalecendo a rede de proteção e levando informação como ferramenta fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher.
Polícia Civil - MS Polícia Civil desencadeia operação e recupera dez cervejeiras furtadas em empresa de transporte em Três Lagoas
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza solenidade de inauguração da 58ª Sala Lilás em Laguna Carapã
Sergipe Abertura do Verão Sergipe 2026 registra média de público de 90 mil pessoas
Paraíba 1ª Trilha Ecológica da Polícia Penal da Paraíba marca encerramento do Janeiro Branco
São Paulo Saliva artificial ajuda a proteger os dentes de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, revela estudo
Cidades Prefeitura adia 1ª Caminhada Ecológica devido a alerta laranja de chuvas intensas
São Paulo Operação Chuvas 2026: Governo de SP entrega nova sirene de alerta em área de risco de Santos
Bahia Moradores do Subúrbio Ferroviário participam da primeira viagem-teste do VLT com a comunidade, no trecho Calçada-Lobato
Bahia Governador vistoria obras de macro e microdrenagem na Cidade Baixa e reforça combate histórico aos alagamentos Mín. 17° Máx. 27°





