

Neste sábado, 31, é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Uma data comemorativa criada para valorizar e divulgar a importância desse tipo de unidade de conservação. Sergipe tem oito RPPNs, espalhadas por todos os biomas do estado, representando uma importante contribuição da sociedade civil para a proteção do meio ambiente.
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são unidades de conservação criadas por iniciativa de proprietários particulares, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A principal característica dessa unidade de conservação é que ela se torna permanente, nunca poderá deixar de ser área de preservação, mas o proprietário continua titular da área.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ação Climática (Semac), presta apoio técnico aos proprietários de áreas com interesse em criar RPPNs. A Gerência de Áreas Protegidas e Florestas da Semac realiza avaliações para determinar o potencial ecológico da área. Já a regulamentação e a criação de RPPNs são feitas pelo Governo Federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, reforça o apoio do Governo do Estado aos proprietários na criação e no manejo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural. "As RPPNs são instrumentos fundamentais para ampliar a proteção dos ecossistemas sergipanos, da caatinga ao litoral, e para promover oportunidades sustentáveis de educação ambiental, pesquisa e turismo. Trabalhamos para oferecer assessoramento técnico, garantindo que a natureza e o desenvolvimento caminhem juntos em benefício de toda a população de Sergipe".
Reservas
Sergipe tem oito RPPNs registradas, que somam 1.398,66 hectares de área preservada. A gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Barreto, afirma que esta é uma área representativa para a conservação ecológica no estado. As áreas preservadas em RPPNs alcançam biomas desde a caatinga, em Carira, à Mata Atlântica, em Santa Luzia do Itanhy, chegando também às dunas e lagoas do Litoral Norte, em Pirambu.
A gerente destaca o potencial socioeconômico desse tipo de unidade de conservação. “O proprietário tem permissão de uso da área para atividades de educação e de turismo, de acordo com o plano de manejo da RPPN, registrado nos órgãos ambientais”, explicou. Valdelice Barreto enfatiza ainda que “a RPPN é um instrumento eficiente na conservação da natureza por ser um ato voluntário do proprietário”.
Benefícios
O proprietário que criar uma RPPN terá como benefícios o direito de propriedade preservado e a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente à área criada como RPPN. Também é prioridade na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola junto às instituições oficiais de crédito para projetos a serem implementados em propriedades que possuam RPPN em seus perímetros, entre outros benefícios. Valdelice Barreto explica ainda as responsabilidades. “Todo o manejo e proteção das RPPNs é obrigação dos proprietários e as penalidades ambientais, como multas, aumentam em caso de desmatamento ou queimada, por exemplo, por se tratar de unidade de conservação.
Conheça as RPPNs de Sergipe e os municípios onde estão localizadas
RPPN Fonte da Bica - Areia Branca
RPPN Campos Novos - Carira
RPPN Pirangy - Itabaianinha
RPPN do Caju - Itaporanga d'Ajuda
RPPN Dona Benta e seu Caboclo - Pirambu
RPPN Lagoa Encantada do Morro da Lucrécia - Pirambu
RPPN Mata 01 e 02 (Marinheiro) e Mata 03 (Pedra da Urça) - Santa Luzia do Itanhy
RPPN Mata 01 (Bom Jardim) e Mata 02,03 e 04 (Tapera) - Santa Luzia do Itanhy


Cuiabá - MT Cuiabá promove mutirões simultâneos com 191 consultas especializadas pelo SUS
Saúde Prefeitura inaugura USF Limoeiro II e autoriza construção de UBS Porte III
Piauí Ambulatório Trans Makelly Castro celebra 6 anos com programação especial
Saúde Governo do Estado repassa R$ 17,9 milhões para fortalecer a saúde em Maringá e região
Sergipe Governo de Sergipe amplia acesso ao esporte com novo Espaço Esportivo Comunitário em Santa Rosa de Lima
Piauí Servidores da Farmácia do Povo participam de capacitação para aprimorar qualidade do atendimento aos usuários
Saúde Secretaria da Saúde realiza o Segundo Encontro das Unidades Descentralizadas de Saúde Ocupacional
Piauí Servidores da Farmácia do Povo passam por capacitação para aprimorar a qualidade do atendimento aos usuários
Saúde Estado fortalece diagnóstico e pesquisa contra doenças tropicais que afetam populações mais vulneráveis em Minas Mín. 17° Máx. 27°





