Sábado, 07 de Fevereiro de 2026
25°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Piauí

Estratégias de prevenção à mortalidade materna e infantil serão ampliadas com uso do aplicativo Piauí Primeira Infância

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (6), a primeira reunião de discussão da integração da Rede Alyne com o aplicati...

06/02/2026 às 18h08
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (6), a primeira reunião de discussão da integração da Rede Alyne com o aplicativo Piauí Primeira Infância. O encontro, que contou com a participação da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), teve como foco a análise da plataforma vinculada ao Pactos pelas Crianças, o aprofundamento da integração dos dados e a definição de estratégias para ampliar o acesso das informações aos municípios, além de orientações sobre os encaminhamentos, a partir da identificação de riscos em gestantes e crianças.

A Rede Alyne é uma iniciativa que substitui a antiga Rede Cegonha e tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna. O intuito é que as ações do programa voltadas à saúde materno-infantil sejam disponibilizadas dentro do Piauí Primeira Infância. “O aplicativo foi desenvolvido para que as áreas do governo que impactam sobre as vidas das mães e das crianças trabalhem de forma integrada. Hoje estamos alinhando esforços e trabalhando de forma conjunta, com o objetivo de integrar cada vez mais a área da saúde na plataforma, para que a gente garanta que as mães e as crianças tenham a jornada de vida de sucesso”, destacou o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, Ellen Gera.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

Durante a reunião, foram debatidos os protocolos e a organização da Rede Alyne em nível estadual, assim como a forma de monitoramento de cada município. A identificação de gestantes com alto risco esteve no centro das discussões, incluindo a definição clara sobre para onde elas devem ser encaminhadas, quais exames são necessários e como deve ser a condução dentro da rede de atenção à saúde e da gestão do aplicativo.

“Discutimos como os protocolos funcionam, toda a organização da rede em nível estadual e como está sendo feito o monitoramento de cada município. Ao identificar gestantes de alto risco, é preciso ter muito bem definido para onde encaminhar, quais os exames necessários e como deve ser a condução dessa gestante dentro da rede e também dentro da gestão do aplicativo Piauí Primeira Infância”, explicou a gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Joselma Oliveira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

Segundo a gestora, o aplicativo reunirá todas informações essenciais para esse acompanhamento. “Ele deixará disponível toda essa organização da rede, assim como o espelho das fichas necessárias para o preenchimento e o monitoramento da gestante e também da criança. Então, é um passo muito importante dentro do Estado para promover uma saúde de qualidade e cada vez mais integrada com a educação, com o social, com a saúde e com os demais setores que possam proporcionar uma saúde de qualidade”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Dom 28°C 20°C
Seg 24°C 19°C
Ter 22°C 19°C
Qua 24°C 19°C
Qui 27°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio