

Com o objetivo de reforçar a segurança e o acolhimento da mulher durante a folia, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) inicia, nesta sexta-feira (13/2), o funcionamento da “Cabine Rosa”. A iniciativa é um canal especializado dentro do teleatendimento de emergência 190 para atendimento às mulheres vítimas de importunação sexual, assédio e outros crimes similares.
O espaço é uma inovação da corporação para o período carnavalesco e contará com policiais militares femininas devidamente capacitadas com base no Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação, que estabelece diretrizes claras para uma escuta qualificada, empatia, acolhimento, correta triagem das chamadas e adoção das providências operacionais necessárias.
Instalada no Centro de Operações Policiais Militares (Copom), em Belo Horizonte, a “Cabine Rosa” representa uma inovação da PMMG e soma-se ao aparato de acolhimento já existente, que inclui viaturas em patrulhamento, policiamento a pé, Bases de Segurança Comunitária (BSC), unidades policiais militares em todos os níveis e a Radiopatrulha de Proteção à Mulher.
“A comunicação e a escuta qualificadas são fundamentais neste serviço. Queremos que a mulher se sinta segura para pedir ajuda, sabendo que do outro lado há uma profissional preparada para acolher e dar a resposta operacional mais adequada”, destacou a porta-voz da PMMG, capitão Edilaine Carvalho.
“A PMMG reforça que qualquer prática de violência sexual é crime e será tratada com o rigor da lei. Mulheres que se sentirem ameaçadas ou vítimas devem acionar imediatamente o 190 ou utilizar o Emergência MG por meio do aplicativo MG App”, reforçou a porta-voz.
A Cabine Rosa reafirma o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a proteção da mulher e com a promoção de um Carnaval mais seguro e respeitoso para todos.
Amazonas IML procura por familiares de Paulo José Goés
Segurança Homem é preso em flagrante pela PCCE por lesão corporal contra a própria mãe em Limoeiro do Norte
Segurança Forças de Segurança capturam quatros suspeitos de envolvimento em homicídio em Boa Viagem
Segurança Pública 20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025
Segurança Pública 2025: 20 mil pessoas privadas de liberdade concluem educação básica e fazem exames nacionais
Segurança Cabine Rosa inicia atendimento especializado a mulheres vítimas de importunação sexual, assédio e crimes similares
Segurança Cabine Rosa inicia atendimento especializado a mulheres vítimas de importunação sexual, assédio e outros crimes
Segurança Governo do Ceará entrega 20 novas viaturas ao BPTur durante saída para Operação Carnaval 2026
Segurança Procumpri: operação para fortalecer redução de roubos e furtos resulta em 72 capturados Mín. 23° Máx. 34°





