

“Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá” é o tema do cortejo do Ilê Aiyê no Carnaval 2026. O bloco desfila com apoio do Governo da Bahia, por meio do programa Ouro Negro, gerenciado pela Secretaria de Cultura. O vice-governador e coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, acompanhou a tradicional saída do Ilê, na Ladeira do Curuzu, em Salvador, na noite deste sábado (14).
Além de reconhecer a trajetória construída durante os 52 anos de história do Ilê Aiyê, Geraldo Júnior destacou a importância do bloco para a cultura da Bahia e do Brasil. “É sempre um momento de muita emoção. O Ilê é a força do nosso povo e símbolo da resistência da cultura popular. Representa um Carnaval com inclusão, políticas sociais, geração de emprego e valorização da nossa história e ancestralidade. Viva o Ilê Aiyê!”, pontuou o vice-governador.
Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães, o Ilê Aiyê se consolidou como um dos principais agentes de conscientização da população negra. “O Ilê Aiyê leva às ruas a força da cultura de matriz africana, com sua musicalidade, ancestralidade e produção cultural, reunindo pessoas da Bahia, do Brasil e do mundo que valorizam a nossa história contada pelo nosso próprio olhar e que nos reconecta a África” afirmou Angela.
Ouro Negro
Em 2026, o programa Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), alcançou investimento recorde de R$ 17 milhões. Ao todo, 95 projetos de entidades de matriz africana desfilam em Salvador e outros oito no interior, fortalecendo blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e de índio, sem perder a identidade cultural do Carnaval.
“O Governo da Bahia tem a honra, a satisfação de valorizar essa tradição do Ilê Aiyê, por meio do edital Ouro Negro e por meio de uma série de políticas públicas de apoio, de diálogo permanente com os blocos afros da Bahia”, disse o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
O Ilê Aiyê ainda desfila na madrugada de domingo (15), segunda (16) e terça-feira (17).
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Bahia Bloco “Me Deixe à Vontade” promove inclusão e acessibilidade no Carnaval de Salvador com apoio do Governo da Bahia
Governo Foragidos são presos após flagradas pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís
Governo Cerca de 700 mil pessoas passaram pela Litorânea com o Bloco da Anitta e Cláudia Leitte
São Paulo Operação Carnaval soma 33 prisões com apoio de drones e câmeras do Muralha Paulista
Bahia Polícia Militar reforça segurança com tecnologia e amplo efetivo no Carnaval da Bahia 2026
Bahia Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Jerônimo Rodrigues acompanha atrações do Carnaval no Campo Grande Mín. 21° Máx. 33°





