

Equipe de produção do documentário entrevistou o autor do primeiro gol do Castelão, Erandy Montenegro
“O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” foi indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio. Ele foi escolhido em uma competição com 105 obras inscritas de todo o país. Sob a curadoria do cineasta e produtor Paulinho Sacramento, o Prêmio, que será entregue no Rio de Janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), nos dias 24 e 25 de agosto, homenageará o ator do cinema brasileiro, Othon Bastos. Serão seis filmes concorrentes nas categorias Ficção e Documentário.
Na categoria Documentário, “O Gigante do Mata Galinha”, que é uma produção do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, tem produção de Roberto Leite e Rosane Gurgel, com direção da própria Rosane Gurgel. “Fiquei muito feliz em saber que fomos selecionados dentre as 105 obras inscritas de todo o Brasil para o Festival de Curtas Flávio Migliaccio, no Rio de Janeiro. E, mais ainda, ao saber que somos um dos filmes finalistas na categoria documentário e o único filme cearense na listagem dos 12 filmes premiados (ficção e documentário). No Ceará, há muitos profissionais e produções competentes para participar de qualquer festival de cinema nacional e internacional. E o Núcleo Audiovisual da Casa Civil está incluso nessas produções”, destaca Rosane.
Esta é a segunda indicação do documentário a uma premiação de cinema. A primeira foi selecionada para o Brazil New Visions Film Festival, festival de cinema para produções nacionais e internacionais. A produção foi lançada em 2023, por conta dos 50 anos da Arena Castelão, em novembro, e exibida em TV aberta e nas redes sociais do Governo do Ceará. “Esta indicação a melhor documentário mostra que o trabalho de construção do documentário foi muito competente. É com muita alegria que recebemos a notícia de indicação, principalmente pelo fato de ser a única produção cearense a ser selecionada entre os finalistas”, frisa o gestor de conteúdo da Coordenadoria de Comunicação da Casa Civil do Governo do Ceará e produtor de “O Gigante do Mata Galinha”, Roberto Leite.
Com duração de 21 minutos, o documentário está disponível gratuitamente noYouTube do Governo do Ceará.

Os produtores do documentário Rosane Gurgel e Roberto Leite
Documentário
ANA RÚBIA (2022)
FAZER CINEMA NÃO É MOLE NÃO (2023)
PARADISO DE ANÍBAL (2023)
O GIGANTE DO MATA GALINHA: 50 ANOS DE HISTÓRIAS DO CASTELÃO (2023)
ONDE JUDAS ROUBOU AS BOTAS (2023)
O SOBREVIVENTE DA CANDELÁRIA (2024)
Ficção
ATRAVÉS DOS SENTIDOS (2021)
DEIXA (2023)
CONTROLE (2023)
QUEIME ESTE CORPO (2023)
SABÃO LÍQUIDO (2023)
TERMINAL (2024)
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital Mín. 16° Máx. 24°





