

A reforma e manutenção da Praça dos Orixás será tema de audiência pública da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (2), às 15h, na própria Praça dos Orixás, que fica às margens do Lago Paranoá, no trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Legislativa (canal 9.3) e YouTube .
O autor da iniciativa, deputado Gabriel Magno (PT), explica que a estrutura, a manutenção, a restauração das esculturas e a criação de política de segurança para o local é uma reivindicação da população que frequenta a praça, ponto de referência para a realização de rituais e celebrações ligados às religiões de matrizes africanas, como a festa de Iemanjá.
O espaço também é usado para atividades esportivas e de lazer, uma vez que dá acesso público ao lago.
Segundo o parlamentar, a Praça dos Orixás tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal em 2008, no entanto, sua manutenção e proteção vem sendo negligenciadas.
Foram convidados para o debate o secretário de Cultura do DF, Cláudio Abrantes; o administrador regional do Plano Piloto, Waldemar Medeiros; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues; o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira; a coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde (Renafro) do Centro-Oeste, Mãe Baiana de Oyá; a representante do Coletivo das Yás, Ya Zulmira de Nanã, e a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira.
Franci Moraes - Agência CLDF
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





