

O Campo das Vertentes apresenta alguns dos principais destinos que movimenta o setor turístico em Minas Gerais. Além de explorar a cultura e as cidades históricas, os visitantes têm descoberto um novo encanto na região: o turismo rural.
Para potencializar o nicho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) , em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e os circuitos turísticos, orienta os produtores familiares a identificarem o potencial turístico das propriedades locais.
O turismo rural, no Campo das Vertentes, ainda dá os passos iniciais. A unidade regional da Emater-MG, junto aos órgãos municipais, trabalha o desenvolvimento de políticas públicas que possam tornar a atividade mais atrativa.
A empresa auxilia 56 produtores que desenvolvem o turismo rural em suas propriedades. “A Emater-MG enxerga o turismo rural como uma oportunidade crescente para a diversificação das atividades produtivas e para o fortalecimento da economia local", diz o gerente regional da Emater-MG de São João del-Rei, Odair José Gerônimo.
Em parceria com os circuitos turísticos locais, a Emater-MG auxilia na criação de roteiros e experiências diferenciadas, fortalecendo a identidade cultural e a atratividade da região. Além disso, a empresa mantém o catálogo Ruralidade Viva de experiências rurais.

"O turista, quando vem para Minas, vem por causa do nosso acolhimento, da nossa mineiridade, das nossas histórias. O catálogo foi criado para divulgar e promover os produtores que têm tantas histórias para contar e experiências para oferecer aos visitantes”, completa a coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia.
Marciel Ramos é proprietário do Sítio Água do Pote, em Prados, e produtor do queijo Matuto Artesanal. Com o auxílio da Emater-MG, Marciel conseguiu otimizar a produção e valorizar seus produtos, que integram o catálogo Ruralidade Viva.
No local, os turistas participam das experiências “Viola Matuta” e o “Vem com Nóis Matutar”. “As pessoas têm o mesmo valor, independente se são de outros países ou daqui de Prados. O que fica é a ideia do porquê eles vieram conhecer. Dá uma sensação de que estamos fazendo um trabalho diferenciado”, diz o produtor.
A coordenadora regional da Emater-MG, Elisabeth Duarte destaca que os produtores, assim como os turistas, precisam ter suas demandas atendidas. “As propostas da empresa para o desenvolvimento do setor passam pela capacitação dos produtores para que desenvolvam experiências turísticas inovadoras, regularização das atividades de turismo rural, fortalecimento da conexão entre produtores e o mercado turístico e o incentivo a práticas sustentáveis que garantam a preservação ambiental”, conclui.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





