

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), recebeu da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) a doação de 252 livros que irão compor o acervo disponibilizado aos reeducandos. A entrega feita para a Unidade Penal Regional de Guaraí (UPR Guaraí)integra a campanha “Ler Liberta” e reforça o compromisso da gestão com políticas de educação, cultura e ressocialização no sistema prisional.
A secretária da Cidadania e Justiça, Estelamaris Postal, destaca a relevância da parceria e o impacto do acesso à leitura no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “Parcerias como esta fortalecem nossa política de atenção à pessoa privada de liberdade. Investir em educação e em ações como a remição por leitura significa avançar na construção de um sistema prisional mais humanizado e orientado para resultados que garantam reinserção social.
A entrega foi realizada pela bibliotecária da Esmat, Silvânia Olortegui, e recebida pela equipe da Unidade Penal Regional de Guaraí, composta pelo diretor da unidade, Adriano de Sousa Almeida; o chefe de Cartório, Nurian Miranda; o chefe de Plantão, Ramilson Rodrigues, e a auxiliar administrativa, Maria Fernanda Duarte.
Incentivo à leitura e remição de pena
O novo acervo estará disponível aos reeducandos que participam das atividades previstas na Portaria Conjunta nº 9/2025, construída pelo Governo do Tocantins, em parceria com o Poder Judiciário e responsável por regulamentar a remição de pena por leitura no estado. Pessoas privadas de liberdade poderão escolher um livro, realizar a leitura e apresentar relatório para avaliação. Em caso de aprovação, cada obra lida garante 4 dias de remição, podendo totalizar até 48 dias ao ano.
Além disso, a normativa incentiva remição por estudo, cursos profissionalizantes, atividades culturais, ações esportivas e capacitações, ampliando as possibilidades de reinserção social e desenvolvimento de novas habilidades.
Justiça Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF
Justiça Belo Monte: Dino determina liberação de R$ 19 milhões a indígenas
Amazonas Dia M: Sejusc promove ação no combate e prevenção da importunação sexual em transportes públicos
Piauí Secretaria da Justiça inicia curso para policiais penais e anuncia quatro novas unidades prisionais para 2026
Piauí Secretaria da Justiça inicia curso de formação para policiais penais aprovados no último concurso
Amazonas Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente Mín. 20° Máx. 35°





