

Por Fernanda França – Secom Gurupi
Preparada para a grande final da Superliga Brasileira de Voleibol Adaptado da Melhor Idade, a delegação de Gurupi embarca oficialmente nesta terça-feira, 27, rumo ao município de Sorriso, no Mato Grosso, sede da 6ª edição da competição. A equipe, composta por mais de 30 atletas da melhor idade, parte ao meio-dia, do Centro Cultural Mauro Cunha.
Integrante da delegação, o senhor Luiz Osvaldo Pezzutti, de 67 anos, participa do projeto há dois anos e compartilhou sua expectativa para o campeonato. “Estamos muito contentes por poder representar o município nesta importante competição em nível nacional”, afirmou. Ele destacou ainda a importância do Vovô Vôlei para a saúde física e mental. “O projeto nos faz interagir com outras pessoas, melhora nossa qualidade de vida e mantém o corpo em movimento”, ressaltou.

Ao final, Luiz Osvaldo agradeceu à Prefeitura de Gurupi e à Secretaria Municipal de Juventude e Esportes pela iniciativa. “A terceira idade muitas vezes fica esquecida, e uma oportunidade como essa faz muito bem. A inclusão das pessoas idosas é necessária e essencial. Só temos a agradecer”, concluiu.

O secretário municipal de Juventude e Esportes, Iron Júnior, destacou que a participação da delegação vai além do aspecto esportivo. “Esse momento representa não apenas a valorização do esporte adaptado, mas também o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa, levando o nome de Gurupi e do Tocantins com garra, dedicação e espírito esportivo para além das nossas divisas”, afirmou.
6ª Final Nacional da Superliga da CBVA da Melhor Idade
A competição acontece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, com jogos realizados nas arenas Sorriso, Domingão e Flor do Cerrado. Mais de 1.600 atletas, de oito estados brasileiros, participam do evento em Sorriso (MT). Gurupi estará representada na categoria 58+, feminino série bronze e masculino série prata.
A Superliga é promovida pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA) e conta com apoio integral da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.
O projeto
O Vovô Vôlei, também conhecido como Vovôlei, tornou-se um dos principais símbolos de inclusão social e promoção da qualidade de vida da pessoa idosa em Gurupi. Criado há dois anos, uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, executada pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes e todas as secretarias, o projeto nasceu da necessidade de oferecer atividades físicas adaptadas, combatendo o sedentarismo e o isolamento social, por meio do voleibol adaptado, modalidade que respeita os limites e a mobilidade de cada participante.
Atualmente, o projeto conta com mais de 300 participantes ativos, nos naipes masculino e feminino, e oferece suporte multiprofissional, com acompanhamento de equipes de fisioterapia, enfermagem e educação física. Mais do que resultados esportivos, os próprios participantes destacam ganhos significativos na saúde física e mental, como melhora na mobilidade, no equilíbrio, na convivência social e na qualidade de vida, consolidando o Vovô Vôlei como uma política pública de cuidado, dignidade e valorização da pessoa idosa.
Governo FUNAC realiza premiação do Selo de Práticas Restaurativas e destaca avanços da socioeducação no Maranhão
Tocantins Igeprev convoca mais de 2 mil beneficiários para regularizar a Prova de Vida
Verão Maior Paraná Sanepar em parceria com prefeituras entrega 1.500 caixas-d’água para famílias do Litoral Mín. 19° Máx. 29°





