

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina vai colocar em consulta pública o Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres a partir do dia14 de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação social e garantir que a construção do plano reflita as demandas e realidades das mulheres catarinenses. A iniciativa é realizada em parceria com a vice-governadora, Marilisa Boehm e o investimento para a elaboração foi de R$ 1.008.000,00.
A consulta pública permitirá que a população, especialmente mulheres, entidades da sociedade civil e gestores públicos, possam contribuir com sugestões, críticas e propostas para o aprimoramento do documento. O plano estabelece diretrizes, ações e metas voltadas à promoção da igualdade de gênero, ao enfrentamento da violência contra a mulher e à ampliação do acesso a direitos e oportunidades.
De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, a abertura do processo de consulta reforça o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a construção coletiva de políticas públicas. “Todas as contribuições, que podem ser enviadas até o dia 8 de março serão analisadas e poderão ser incorporadas à versão final do plano, que irá orientar as ações governamentais nos próximos anos”, explica ela.
As informações sobre como participar da consulta pública, incluindo prazos e canais de envio das contribuições, serão divulgadas nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
O documento reunirá diretrizes e metas voltadas à promoção de políticas públicas que consideram a diversidade das mulheres em seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais. O plano é inédito em Santa Catarina e prevê o fortalecimento de programas, projetos e serviços em áreas como saúde, educação, trabalho, habitação, assistência social, segurança pública, segurança alimentar e nutricional e turismo, entre outras.
O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres conta com uma equipe contratada especialmente para isso. São seis especialistas, entre mestres e doutoras, que trabalham com foco na elaboração deste documento. As profissionais atuam em atividades de pesquisa, diagnóstico e apoio técnico, contribuindo diretamente com a formulação de propostas alinhadas à realidade do estado e às demandas apresentadas pelas mulheres em diferentes regiões.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Desenvolviment... Imbituba sedia Encontro Regional de Políticas Públicas para a Juventude
Desenvolviment... Prazo para municípios enviarem os Planos Municipais de Assistência Social encerra neste domingo
Desenvolviment... Assistência Social capacita municípios de pequeno porte sobre a Regulamentação das Equipes de Referência da Proteção Social Especial
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina vai promover conscientização contra a importunação sexual no Carnaval
Desenvolviment... Assistência Social realiza reunião com cidades com mais de 20 mil habitantes para acompanhamento do Programa Casa Catarina
Desenvolviment... Assistência Social realiza primeiras reuniões com prefeitos para acompanhamento do Programa Casa Catarina
Desenvolviment... Assistência Social promove reuniões com prefeitos para acompanhamento do Programa Casa Catarina
Desenvolviment... Abertas as inscrições para a primeira capacitação de 2026 ofertada pela Assistência Social
Desenvolviment... Casa Catarina avança e já tem obras em diferentes regiões de Santa Catarina Mín. 22° Máx. 32°





