

Sergipe vive o melhor momento no mercado de trabalho, com taxa de desemprego em queda, a menor de sua história. Em comparação com o 1º trimestre de 2023, quando a taxa era de 12%, o indicador caiu 4,4 pontos percentuais, chegando a 7,5% no quarto trimestre de 2025, o que representa uma diminuição de 37,1% do desemprego no estado. O resultado integra os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Os indicadores reforçam o cenário de crescimento econômico que o território sergipano experimenta atualmente. De acordo com a PNAD Contínua, a taxa de desocupação no estado caiu de 7,7%, no terceiro trimestre de 2025, para 7,5% no quarto trimestre do mesmo ano. Outro dado que também apresentou redução foi a taxa de informalidade que caiu de 47,5% (terceiro trimestre de 2025) para 47,2% (quarto trimestre de 2025), alcançando o menor número da série histórica de Sergipe, iniciada em 2012.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, destacou os avanços dos últimos anos. “Em três anos, o desemprego diminuiu com força: comparando com o 1º trimestre de 2023, quando a taxa era de 12%, o índice caiu 4,4 pontos percentuais, uma queda de 37,1 %. Também houve queda recente: em relação ao trimestre anterior, caiu 0,2 ponto, e, em relação ao mesmo período do ano passado, caiu 0,9 ponto. A informalidade em Sergipe alcançou o menor nível da série histórica. Em comparação com o 1º trimestre de 2023, a informalidade recuou 3,8 pontos percentuais, ou seja, mais gente trabalhando com proteção e direitos, e menos gente “no bico” por falta de opção”, destacou.
Sergipe foi destaque, também, na queda da taxa de desalento, aquela que mede o percentual da população que desistiu de procurar emprego. No terceiro trimestre de 2025, a taxa era de 5,9% e passou, no quarto trimestre de 2025, para 5,4%. A redução foi maior que a média do Nordeste e a média nacional.
Ainda segundo a pesquisa, houve redução, ainda, na taxa de subutilização da força de trabalho potencial, que é o percentual de pessoas desocupadas, subocupadas e na força de trabalho potencial. A taxa era de 26,5%, no terceiro trimestre do ano passado, e reduziu para 24,3%, no quarto trimestre de 2025.
Os bons resultados refletem o investimento contínuo da gestão estadual na qualificação profissional dos sergipanos, com os programas Qualifica Sergipe e Primeiro Emprego, e na intermediação da mão de obra, com a plataforma digital ‘GO Sergipe’ (Geração de Oportunidade), iniciativa digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Lançada em março de 2025, a plataforma, que aproxima trabalhadores das empresas contratantes, já conta com mais de 41 mil trabalhadores cadastrados, 807 empresas parceiras com vagas cadastradas e 549 serviços ofertados aos sergipanos.





Saúde Especialistas do Hospital João XXIII alertam sobre riscos de mergulhos em águas rasas
Sergipe Sergipe vive momento histórico no mercado de trabalho com queda de 37% da taxa de desemprego nos últimos três anos
Sergipe Parceria entre Governo do Estado e Faese amplia capacitação de pessoas privadas de liberdade Mín. 20° Máx. 36°





