

Durante a COP30, em Belém, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou do painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí”, realizado no Pavilhão Brasil. No palco global da Conferência do Clima, o estado apresentou resultados concretos e uma visão de futuro baseada em ciência, inovação e governança ambiental. Destacou uma matriz elétrica quase totalmente renovável e uma estratégia sólida de transição energética.
O espaço escolhido para o debate, a Zona Azul, é o ponto central da conferência e o local de encontro de chefes de Estado, ministros, pesquisadores e investidores. Foi ali que o governador Rafael Fonteles e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, dividiram o palco com nomes importantes como Rodrigo Perpétuo, secretário Executivo Adjunto do ICLEI na América do Sul; Divaldo Rezende, secretário do Meio Ambiente do Tocantins; e Enric Arderiu, VP Global da Mercuria. O painel, coordenado pela Semarh, ressaltou que o Piauí já concretiza uma economia limpa e inclusiva.

“Trabalhamos em três grandes frentes: o Plano de Ação Climática (PLAC), o programa de REDD+ jurisdicional e a política de transição energética. Esses eixos se complementam e nos colocam na vanguarda da descarbonização”, destacou o governador Rafael Fonteles, ao apresentar os avanços do estado e a estratégia para acessar o mercado de créditos de carbono.
O plano simboliza o compromisso do Piauí com a transformação necessária para enfrentar a crise climática, promovendo um novo modelo de desenvolvimento alinhado ao Acordo de Paris e à Agenda 2030 da ONU. Mediando o painel, o secretário Feliphe Araújo resumiu com clareza o que move o estado. “O Piauí uniu ciência, governança e inovação para construir uma transição energética justa e inclusiva. Queremos inspirar o Brasil e dialogar de igual para igual com quem lidera essa agenda no planeta”, afirmou.

O Plano Estadual de Ação Climática consolidou-se como um marco no planejamento participativo, com mais de 300 contribuições e oficinas realizadas nos 12 territórios de desenvolvimento do estado. O documento reúne o inventário de emissões, análises de risco e diretrizes que apontam o caminho para a neutralidade de carbono.
Na transição energética, os resultados impressionam: 99,75% da matriz elétrica piauiense é composta por fontes renováveis, principalmente solar e eólica. O estado consolida-se como um dos principais laboratórios naturais de energia limpa do planeta e avança na estruturação de uma política de hidrogênio verde, nova fronteira da descarbonização.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





