

Marabá levará à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, um exemplo prático de compromisso com a sustentabilidade: o projeto Gari dos Rios, desenvolvido pela Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM). A iniciativa atua há oito anos na limpeza dos rios Tocantins e Itacaiúnas e das praias do Tucunaré e Espírito Santo, recolhendo diariamente até oito contêineres de resíduos, dependendo do período do ano. O trabalho evita que toneladas de lixo cheguem ou permaneçam na água e comprometam o meio ambiente e a beleza natural da cidade.
Com três embarcações e uma equipe que chega a 18 agentes no período de maior demanda, o projeto funciona o ano todo, de segunda a sábado no inverno e de segunda a segunda durante o verão. O lixo recolhido é transportado por barco, armazenado em contêineres e levado ao aterro sanitário, garantindo o destino correto dos resíduos. Atualmente há uma segunda equipe, com 5 servidores, que atua exclusivamente na praia Espirito Santo.


Orgulho
Entre os trabalhadores está Wellington Oliveira Lima, que há seis anos faz parte da equipe. Ele fala com orgulho sobre o impacto do trabalho no cotidiano e no futuro da cidade.
“É um serviço importante, porque manter os rios limpos significa cuidar da vida. Quando o rio está sujo, morrem peixes, tracajás e outros animais. Nosso trabalho muda isso, melhora o meio ambiente e também a imagem da cidade. Dá alegria ver o rio limpo depois que a gente termina o dia”, conta.
Wellington, nascido em Marabá, destaca sua atuação vai além do emprego, incluindo também a sensação de fazer um mundo melhor. “Nasci aqui e gosto de ver minha cidade bonita. É meu trabalho e minha missão. A gente se sente parte dessa mudança, mas precisa que a população ajude também, não jogando lixo nas praias. É um esforço que deve ser de todos.”



Impacto coletivo
À frente da equipe desde o início do projeto, o coordenador do Gari dos Rios, Jefferson Vasconcelos dos Santos, destaca que a ação se tornou uma rotina essencial para a cidade.
“Esse trabalho consiste na limpeza do meio ambiente, feito junto com a SSAM desde 2016. É muito importante para toda a comunidade e para as cidades próximas, porque mantemos nossos rios e margens limpos. Hoje, a limpeza é diária, e a quantidade de lixo varia conforme a estação. No verão, chegamos a recolher até oito contêineres por dia, o que representa várias toneladas de resíduos”, explica.
Segundo ele, os agentes, além do recolhimento dos lixos, também atuam na conscientização ambiental. “A gente não faz só a limpeza. Tentamos fazer com que as pessoas entendam a importância do nosso trabalho e nos ajudem, organizando o lixo depois de usarem as praias. Brincou, se divertiu, é só recolher o que trouxe. Isso já ajuda muito”, reforça Jefferson.



Cuidado ambiental
O projeto Gari dos Rios é uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Marabá no que se trata de gestão de resíduos e preservação dos recursos hídricos. A ideia de levar essa experiência para a COP 30 visa reforçar o papel dos municípios amazônicos na proteção ambiental.
Segundo o secretário Benedito Evandro Barros, a presença na COP 30 reforça o papel de Marabá como cidade que cresce com equilíbrio e responsabilidade. “Levamos nossos projetos como o Parque Zoobotânico, o plano de arborização e o programa Gari dos Rios, da SSAM, para mostrar que o desenvolvimento pode caminhar junto com a preservação. Nosso foco é mostrar que a cidade pode crescer sem abrir mão do equilíbrio ambiental”, explicou.









Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
The post COP30: Projeto Gari dos Rios leva experiência de Marabá em preservação dos rios à conferência do clima appeared first on Prefeitura de Marabá .
Meio Ambiente Trilha Brigadeiro do Caparaó integra Rede Nacional e reforça turismo sustentável em Minas Gerais
Meio ambiente Governo emite licenças ambientais para ampliação industrial em Carlos Barbosa e para construção de oceanário em Gramado
Meio Ambiente Dibea Estadual apresenta iniciativas do Governo de Santa Catarina em bem-estar animal em evento nacional de políticas públicas para o segmento Mín. 19° Máx. 25°





